sábado, 1 de outubro de 2011

Congresso Fide

   
    No mês de outubro será realizado na Polônia um congresso  FIDE . Entre as propostas a que chama mais atenção é a que pretende aumentar as taxas de anuidade de modo significativo .
   A proposta vem do secretario geral da fide Inácio  Leong é também o presidente da Federação de Cingapura, com 4,7 milhões de habitantes e que tem apenas 81 jogadores com rating FIDE. 
    A Espanha com uma população 10 vezes  maior tem 110 vezes mais licenças .Nao seria errado  que antes de querer  governar o mundo do Xadrez Inácio Leong iniciasse um plano de  desenvolvimento enxadrístico em seu país, porque seus dados não são muito animadores.
    Mas olhando estes  dados, é surpreendente que a Espanha tenha mais jogadores com elo FIDE  que a Rússia que de fato é a primeira do raking à frente de Alemanha e  França, ou da  terceira potência mundial a China que  tem apenas 183 contra 8941 de licenças espanholas. Ou que a campeã olímpica Armênia tenha pouco menos de 300 licenças ativas. 
    Outro grande passo para os torneios é aprovar o pagamento de  7 € por participante jogador e 50 euros de multa para cada jogador sem rating FIDE. 
     Se estas medidas forem aprovadas, as competições de xadrez do   mundo de hoje vão mudar completamente, e a maioria dos jogadores e organizadores irão seguir o exemplo dos EUA, onde o que importa é o elo nacional. Somente 1318jogadores  nos Estados Unidos tem licenças  FIDE,  menos que a Catalunia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário