segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A princesa do xadrez brasileiro Vanessa Feliciano


    
vanessa02[1]   Quando nasci o médico disse ao meu pai: “Poderia ser um menino para jogar xadrez…”. Mas era mais uma menina, a última filha. Vivi minha infância muito tranqüila, com muito carinho, com muita brincadeira, muito treino e muitas viagens. Com um ano e oito meses aprendi com meu pai a montar as peças de xadrez em seus devidos lugares da posição inicial no tabuleiro. Mas meu gosto por xadrez só foi despertar aos quase 7 anos completos, nesse tempo só me interessava por barbies, bonecas, bola, jogos de memória e assistir ao meu programa favorito “Chaves”. Fomos passar as férias na praia e meu pai levou o tabuleiro, perguntei como funcionava, o que eu deveria fazer e ele foi me ensinando. Comecei a gostar, interessar-me e perceber que de alguma forma o jogo me atraía. Meu pai ainda trabalhava, então só poderia treinar no Clube de Xadrez de Rio do Sul. O treinador na época era Álvaro Poffo.
      Até que meu pai se aposentou e pude ter um treinador particular e uma atenção especial em casa, mas também continuava freqüentando o clube. Os torneios só começaram quando completei oito anos. Lembro-me do meu primeiro estadual em Blumenau sub-10 feminino, ganhei as sete partidas, tornando-me campeã e classificada para o brasileiro. Sem dúvida foi um grande incentivo. Durante dez anos, treinei com meu pai, aprendi com ele a maioria das coisas que sei até hoje, devo todas as minhas conquistas a ele. Foi um tempo muito bom, meu pai me ensinou muito de xadrez e também de compromisso, porque mesmo nova, deveria levar sempre o esporte a sério, os horários de treinamento e os torneios.
    Vanessa Feliciano  é a líder do circuito pré olímpico 2011-2012


 Classificação parcial (após 5 etapas)

POS.JOGADORAI EtapaII EtapaBra 2011IV EtapaV EtapaTOTALMELHOR COLOC.
Pos.PtsPos.PtsPos.PtsPos.PtsPos.Pts
Vanessa Feliciano125418227125-0951
Artemis Pamela Guimarães320129130222516881
Vanessa Ramos Gazola912125422418615801
Suzana Chang-0516520615320713
Juliana Sayumi Terao1011320615-0222682















 fonte http://www.unico.unidavi.edu.br/?p=2531

Nenhum comentário:

Postar um comentário